Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Incêndio atinge área de vegetação em Orós

Um incêndio atingiu área de vegetação no município de Orós, no sertão cearense, na noite desta quarta-feira. Os bombeiros estiveram no local e conseguiram controlar o fogo ainda durante a noite. O fogo consumiu uma área próximo a um posto de combustível.

O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo tenha sido o resultado de ação criminosa. 

Orós também sofreu um outro incêndio no domingo, dia 26, dessa vez em vegetação próximo a um hotel desativado. 

Decreto de estado de emergência

O governador Camilo Santana decretou, pela primeira vez na história do estado, estado de emergência ambiental visando o combate a incêndios florestais, principalmente em unidades de conservação. 

"O decreto de emergência ambiental normalmente é mais utilizado em cenários de estiagem, de escassez hídrica, e isso ajuda na captação de recursos. Tem sido feito no Nordeste e ajuda no reconhecimento de que o município necessita de ajuda. Na parte de incêndios florestais, nosso interesse maior é termos uma prerrogativa jurídica para contratar uma brigada especializada na questão da prevenção e combate aos incêndios florestais", explica Leonardo Borralho, coordenador do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna).

Conforme Borralho, o decreto abre o precedente para esta contratação de pelo menos oito profissionais "através de um processo seletivo simplificado".

Eles atuarão nas 28 Unidades de Conservação Estaduais - sendo duas geridas pela Universidade Regional do Cariri (Urca). "Teremos uma brigada especializada para desenvolver ações de prevenção e educação ambiental, melhorar o tempo de resposta no atendimento, combate e controle dos eventos adversos, e ainda na mitigação dos impactos ambientais dos incêndios florestais".

Com informações Diário do Nordeste