Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2020

CEARÁ: Cirurgias eletivas com agendamento devem retomar em 3 fases


Os hospitais da rede estadual de Saúde do Ceará devem retornar gradualmente às atividades cirúrgicas eletivas - aquelas com possibilidade de marcação - em três etapas, a depender da situação epidemiológica no Ceará, conforme orientações divulgadas pela a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Na primeira fase, somente 50% dos níveis normais de atividade deverão funcionar, subindo para 75% na segunda e, na última, completando 100%. A pasta, porém, não deu previsão para a retomada dos procedimentos. As cirurgias eletivas foram suspensas em abril, devido à pandemia de coronavírus.

As orientações de retomada apontam para a importância da utilização de novos protocolos e práticas para controle da Covid-19 dentro das unidades de saúde. Será de responsabilidade de cada instituição o planejamento de protocolos próprios, seguindo recomendações científicas de prevenção ao coronavírus, assim como a análise dos leitos disponíveis.

As medidas devem respeitar as particularidades dos serviços e instituições de saúde, considerando ainda os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) disponíveis. O plano criado também deve seguir os cuidados dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente.

Ao longo das etapas, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Segurança do Paciente dos hospitais devem avaliar os protocolos e divulgar os cuidados com as equipes multidisciplinares atuantes.

A realização das cirurgias deverão ser revistas em relação aos riscos, havendo adoção de escalas racionais de trabalho a fim de evitar aglomeração de pacientes e equipes cirúrgicas, assim como de protocolos de funcionamento, higienização e disponibilidade de EPIs das unidades.

Em casos de necessidade de intubação, a operação deve ocorrer dentro de uma sala de pressão negativa.

Etapas

Após a cirurgia eletiva ser agendada, o paciente passará por um teste da Covid-19, a fim de verificar se está contaminado ou não. Além disso, a equipe do hospital também fará uma pesquisa para saber se houve contatos próximos com casos confirmados da doença.

Em seguida, após o resultado da avaliação do paciente, a cirurgia deve ter prosseguimento caso o teste dê negativo para a Covid-19. Se a análise do teste der positivo, a cirurgia precisará ser adiada até a recuperação do paciente.

Conforme a Sesa, na necessidade de adiamento, deverá haver uma conversa entre a equipe técnica e o paciente, a fim de explicar a situação.

Com informações Cnews