No Ceará, o novo coronavírus infectou, pelo menos, 1.065 presos, agentes penitenciários, adolescentes em conflito com a lei e socioeducadores. Os dados foram obtidos com o Tribunal de Justiça do Ceará, com os casos contabilizados até a última sexta-feira (26).
Dos 903, 343 são agentes penitenciários e 489 presos e 71 colaboradores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) foram 162 testes positivos para Covid-19, divididos em 141 profissionais e 21 adolescentes.
Dentre o número total há quatro mortes informadas pela SAP e uma pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). De acordo com a SAP, morreram três presos e um policial penal, que se encontrava afastado das suas atividades desde novembro de 2019. A Seas informou que o caso referente à Superintendência é o de um diretor do Centro de Internação Patativa do Assaré, que estava afastado desde o início da pandemia, em decorrência de outras comorbidades.
O boletim epidemiológico da SAP indica que 335 dos 489 internos positivados pela Covid-19 já estão recuperados e retornaram às unidades de origem, 26 receberam alvará de soltura, três estão em hospitais da rede pública e 122 na Enfermaria Máxima de Saúde, em tratamento com terapêutica oral.
Com informações G1