Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2020

Após Fortaleza, PF faz operação no Governo do Rio de Janeiro

Um dia após realizar operação em Fortaleza, a Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (26), uma investigação no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro. As duas operações apuram indícios de desvios de recursos destinados ao combate do novo Coronavírus. 

No Rio, a Operação Placebo cumpre 12 mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, a investigação aponta "para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro". 

Em Fortaleza, o órgão federal investigava a compra de respiradores para pacientes diagnosticados com a doença. "Os preços praticados não estavam de acordo com o mercado, mesmo considerando a situação de pandemia", explica o delegado da Polícia Federal, Paulo Henrique Oliveira, sobre a operação. O custo da unidade adquirida pelo município era superior à média nacional. 

O prefeito Roberto Cláudio, em transmissão nas redes sociais, afirmou que os recursos eram municipais. “Órgãos federais só podem se envolver em ação com recursos federais e nesta compra só tinha dinheiro do município, então CGU e PF extrapolaram a competência, cometeram ilegalidade em se envolver em assunto que não diz respeito as prerrogativas institucionais as responsabilidades de órgãos federais”, afirmou.

Com informações Cnews