Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2020

Ceará passa a realizar mil testes por dia do novo coronavírus a partir da próxima semana


Até a semana que vem o Ceará ter a capacidade de realizar cerca de mil testes por dia para a detecção do novo coronavírus. A informação pelo secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (6), que também contou com a participação da secretária de Saúde do município, Joana Maciel. Atualmente, são feitos cerca de 400 exames por dia no estado. Já foram detectadas 1.023 ocorrências da Covid-19, além de 31 mortes.

A última atualização da plataforma IntegraSUS mostra que foram feitos, até o momento, 6.422 exames, tanto na rede pública quanto nos laboratórios estaduais. Além da capacidade do Laboratório Centra de Saúde Pública do Ceará (Lacen), o aumento no número de análises terá apoio das estruturas e equipes da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dr. Cabeto salientou ainda que até o dia 15 de abril devem estar chegando ao Ceará 300 mil novos testes rápidos para auxiliar a detecção do novo coronavírus, além de outros 700 respiradores, esperados para até o final de abril.

Protocolo de internações

Durante a coletiva também foi explicado o novo protocolo para o tratamento dos casos de novo coronavírus em Fortaleza e no interior do estado. Os pacientes com sintomas serão avaliados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), postos de saúde ou policlínicas. Aqueles acima de 60 anos ou que apresentem comorbidades serão levado a unidades intermediárias, onde poderão ficar internados para que acompanhada a evolução da doença.

São consideradas unidades intermediárias o hospital de campanha montado no estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica, bem como nos anexos com ampliação de leitos no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Hospital de Messejana, no Hospital César Cals e no Hospital Albert Sabin.

Na Região Metropolitana e no interior, terão a estrutura e equipes reforçadas para funcionar como unidades intermediárias hospitais de Maracanaú, Caucaia, Aracati, Crateús, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Tianguá e Itapipoca.

Nos casos de infecção mais graves, os pacientes serão levados a unidades de alta complexidade, que em Fortaleza são o Hospital Leonardo da Vinci, reativado exclusivamente para o tratamento da Covid-19, e o hospital Instituto Dr. José Frota 2 (IJF 2), que deverá ter 175 leitos voltados somente para a enfermidade até o mês de maio.

Outras unidades que funcionarão como referência para a alta complexidade de Covid-19 são os hospitais regionais de Sobral, Quixeramobim e Juazeiro do Norte, que contarão, ao todo com 200 novos leitos críticos.

Com informações G1