segunda-feira, 30 de março de 2020

Inmet emite alerta de precipitação intensa para o Ceará


A Grande Fortaleza (RMF) registrou uma chuva no início da tarde desta segunda-feira (30). As precipitações atingiram principalmente as cidades de Aquiraz, Caucaia e Horizonte.

Perigo potencial

Um alerta de chuvas com perigo potencial para quase todo território do Ceará foi emitido na manhã desta segunda-feira pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta que inclui Grande Fortaleza vai até 10h de terça-feira (31).

Ainda de acordo com o Inmet, o alerta indica a possibilidade de chuva entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos variando de 40 km/h a 60 km/h. A notificação aponta ainda baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, caso haja qualquer problema.

Ainda segundo o Inmet prevê para Fortaleza tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva isolada pela tarde e noite para esta segunda-feira como também para terça-feira. A máxima vai chegar a 32ºC e a mínima 25ºC.

Chuvas no Ceará

O Ceará registrou chuvas em 55 municípios entre as 7h deste domingo e as 7h desta segunda.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações foram registradas em General Sampaio (57 milímetros), Ipu (52 milímetros) e Quixeré (50 milímetros).

Segundo a Funceme, na quarta, há uma tendência de chuvas por causa da maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Com isso, todas as regiões do Ceará deverão apresentar condições de eventos de chuva.

Com informações G1