As chuvas atingiram pelo menos 102 municípios cearenses entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta quarta. Todas as regiões do Estado receberam precipitações.
No Litoral Norte, 17 cidades tiveram chuvas. Granja foi o município com mais precipitações em todo o Estado, com 99 milímetros. Outra região que recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 15 cidades contempladas. O maior registro da região ocorreu em Barro, com 52,2 milímetros. Já no Sertão Central e Inhamuns, 18 municípios receberam chuvas. Em Catarina choveu 28 milímetros.
Outras regiões também receberam precipitações tais como Maciço de Baturité e Ibiapaba. Em Fortaleza, choveu 25 milímetros, no Posto Pluviométrico do bairro Água Fria.
Nesta quarta-feira a chuva ocasionou alagamentos em vários bairros da capital como Sapiranga, Parangaba, Messejana e José Wálter. Neste último, um vídeo enviado ao G1 mostra o alagamento na Avenida N, uma das vias mais movimentadas do bairro. Já no cruzamento das ruas Paula Firmeza com José Justa, no bairro Pio VII, trecho ficou alagado e dificultou o tráfego de pedestres e motoristas.
Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia.
A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.
Aporte dos açudes
Ainda de acordo com a Funceme, foram registrados aportes em 20 açudes, destacando-se os açudes Angicos, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. Apesar deste último aporte, o Ceará tem 33 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,63% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,04% do volume máximo.
Previsão para os próximos dias
Quarta-feira (15):
Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no Sul. Há possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe.
Quinta-feira (16):
Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
Sexta-feira (17):
Nebulosidade variável com chuva isolada no Centro-Norte. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.
Com informações G1