Páginas

domingo, 1 de dezembro de 2019

22 mil eleitores de Aracoiaba devem escolher novo prefeito no domingo (1º)

Os eleitores de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, voltam às urnas neste domingo (1º) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito, em eleições suplementares. Isso porque os candidatos eleitos em 2016 - Antônio Cláudio e Maria Valmira Silva de Oliveira, respectivamente - tiveram os seus diplomas cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Dois candidatos estão na disputa: Thiago Campelo (PDT), em coligação que reúne PDT, PP, PT e PSDB, e Wellington Oliveira (PL), da chapa composta por PL, PSC e PSD.

O candidato do PL na eleição suplementar, conhecido como Edim da Bill, segue trajetória familiar política no município. É filho de Dona Bill, ex-vice-prefeita cassada, e do vereador licenciado Wellington Silva, ex-presidente da Câmara – além de, claro, irmão do cantor de forró Wesley Safadão. Já o apoio ao postulante do PDT vem do ex-presidente da Câmara e atual prefeito, Hélder Paz.

O município, que tem 22.988 eleitores aptos, vão escolher seu gestor entre dois candidatos. As eleições ocorrem no domingo das 8h às 17h. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as campanhas eleitoras dos candidatos se encerram na noite deste sábado (30), quando poderão ser realizadas apenas caminhadas, carreatas e distribuição de material propaganda política. Nesta sexta-feira (29), ocorrem os últimos comícios.

O pleito ocorrerá em 85 seções, com a colaboração de 340 mesários. A juíza da 67ª Zona Eleitoral, Cynthia Pereira Petri Feitosa, comandará o processo eleitoral, ao lado do promotor eleitoral, Antônio Forte de Souza Júnior, e do chefe de cartório, Samuel Apoliano Sobreira.

Duas coligações concorrem aos cargos de prefeito e vice-prefeito:

- Coligação "Unidos para reconstruir Aracoiaba” (PDT – PP – PT- PSDB - 12) - Thiago Campelo Nogueira (candidato a prefeito) e Selma Maria Bezerra Gomes (candidata a vice-prefeita);

- Coligação "Um novo tempo vai começar” (PL - PSC - PSD - 22) - Wellington Silva de Oliveira (candidato a prefeito) e José Wilson Dantas da Silva (candidato a vice-prefeito).

Para garantir a segurança do pleito, haverá reforço na segurança em Aracoiaba. Estão escalados 78 policiais militares, cinco policiais federais e dois bombeiros militares. 

Cassação

Em 30 de agosto de 2018, o TRE-CE manteve, por unanimidade, a cassação do diploma do prefeito Antônio Cláudio, e da vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira, que haviam sido cassados, por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2016. O Tribunal também determinou a inelegibilidade dos dois por oito anos. 

Ocorre que em 24 de setembro de 2018, a poucos dias da eleição suplementar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a suspensão do pleito e o retorno ao cargo do prefeito Antônio Cláudio, e da vice-prefeita, Maria Valmira Silva de Oliveira, até o julgamento do mérito da ação cautelar.

Em 24 de setembro de 2019, o TSE revogou liminar anteriormente concedida, a fim de restabelecer os efeitos do aresto regional que confirmou sentença que decretou a perda do diploma do vencedor do pleito majoritário e determinou a renovação das eleições no município.

Com informações Diário do Nordeste