Com novos ataques registrados nesta quinta-feira (26), o Ceará enfrenta o 7º dia seguido de ataques criminosos em todo o Estado. Em Aratuba, no Maciço de Baturité, uma viatura foi totalmente incendiada. O veículo estava estacionado em frente à guarnição da Policia Militar, mas ninguém foi preso. Já em Pindoretama, na Região Metropolitana, a câmara municipal da cidade e uma casa onde são guardados carros de servidores, ao lado da prefeitura, foram alvos de criminosos que atearam fogo. Nos dois casos, os ataques foram consumados, mas não houve grandes estragos.
Além destes casos, loja de estofados no Quintino Cunha, em Fortaleza, e um caminhão de lixo em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará também foram alvos de incêndios nesta madrugada.
Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra responsáveis pelos ataques recentes no Estado. Os alvos são 15 integrantes de facção que ordenaram e executaram ataque a torres de transmissão de energia em abril deste ano, além das recentes ações criminosas registradas no estado.
Ao todo, o estado já contabiliza ao menos 75 ataques em Fortaleza, Região Metropolitana e interior. As ações tiveram início no dia 20 de setembro. Até o momento, a polícia capturou 67 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos, dentre os quais, 21 adolescentes.
João de Souza Silva, proprietário da loja de estofados incendiada nesta madrugada, disse que, o estabelecimento funcionava há três anos na Rua Dona Lúcia Pinheiro. De acordo com o empresário, ele recebeu uma ligação por volta das 2h30, dizendo que o local estava pegando fogo. Ele afirmou que dentro da loja havia sofás, tecidos, esponjas e máquinas de costura. “Agora, só Deus sabe. Já não tem serviço, e tem que recuperar o prédio, que era alugado, e os sofás dos clientes”, lamentou.
No município de Iguatu, na Região Centro-Sul, o ataque criminoso foi registrado contra um caminhão de lixo. O veículo estava em um galpão que funciona como garagem de veículos da prefeitura do município. O Corpo de Bombeiros afirmou para o Sistema Verdes Mares que no local havia seis veículos, porém só um foi atingido. Um mulher foi presa e duas adolescentes foram apreendidas suspeitas de terem participação no ataque.
Na cidade de Aratuba, no Maciço de Baturité, o veículo da polícia que estava estacionado em frente à base da Polícia Militar foi incendiado. A viatura ficou destruída. Segundo a polícia, dois homens chegaram em uma moto e jogaram coquetel molotov no automóvel. Em seguida fugiram. Ninguém foi preso.
A Câmara Municipal de Pindoretama, na Grande Fortaleza, também foi alvo de um princípio de incêndio entre a meia-noite e 1h desta madrugada. O vigilante foi rendido, mas após atearem fogo em algumas cadeiras, os criminosos fugiram e o profissional conseguiu apagar as chamas.
Em seguida, no mesmo município, o mesmo grupo foi a uma residência onde ficam estacionados veículos de servidores da prefeitura e jogaram um material inflamável e atearam fogo, mas as chamas não atingiram nenhum carro, segundo um dos vereadores da cidade, que não quis se identificar.
Com informações Diário do Nordeste