Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

ACOPIARA: REALIZADO 1º FÓRUM SOBRE "VALORIZAÇÃO DA VIDA"

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria da Saúde, em parceria com o Selo Unicef, Núcleo da Criança e Adolescente - NUCA e demais secretarias municipais, realizou na manhã desta segunda-feira, 30, no Centro Pastoral, o I Fórum sobre a “Valorização da Vida”. O evento é o encerramento do Setembro Amarelo, Campanha de Prevenção e Combate ao Suicídio e a Valorização da Vida, em que o município realizou durante todo mês de setembro, diversas ações sobre a temática, nas Unidades Básicas de Saúde, nas escolas municipais, nos CRAS e CREAS, com o objetivo de conscientizar toda a população acopiarense sobre a importância da temática. Na ocasião, os participantes assistiram à uma apresentação teatral sobre o tema e três palestras, uma ministrada pelo Dr. Carlos de Carvalho, que falou sobre a Saúde Mental e Suicídio, outra sobre o diagnóstico municipal sobre os homicídios no município de crianças e adolescentes, ministrada pela coordenadora do CREAS, Angelina Aragão e, por último, uma palestra sobre as ações realizadas pela Superintendência de Transporte e Trânsito- STTrans sobre os acidentes de trânsito, ministrada pelo agente de trânsito Robson.

Na sua fala, o Dr. Carlos destacou alguns incentivos que podem causar o suicídio, como drogas, bulling, problemas familiares, violência, e que muitas vezes, frases usadas pela pessoa que está passando por uma depressão utiliza e que passam despercebidas pela sociedade. “ As pessoas que falam frases como “eu sou um peso para a minha família”, “eu já tentei de tudo, mas não consigo”, “Não tenho mais vontade de viver”, entre outras, devem buscar ajuda, pois indica que elas possuem toda a tendência para o suicídio, e que isso deve ser tratado e combatido”. Disse.

Em seu discurso, a articuladora do Selo Unicef, Rosa Almeida, falou da importância de ser debatido esse tema, e a preocupação que o município tem em trabalhar essa temática, que tanto causa a morte de milhares de pessoas no Brasil.

Estiveram presentes no evento, além dos palestrantes e da articuladora do Selo Unicef, a vice-prefeita, Dra. Ana Patrícia, a secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra Luciane Tavares, o chefe de gabinete Gleirton Dias, Rael do NUCA, a coordenadora da Atenção Básica, Grazielle Gurgel, representando a secretária da pasta Fábia Almeida, agentes de Trânsito, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, educadores, equipe do SAMU, servidores e população em geral.