São Paulo bate o Botafogo no Morumbi
O primeiro jogo do Campeonato Brasileiro terminou com vitória do time da casa: São Paulo 2 x 0 Botafogo, no Morumbi, gols de Everton e Hudson. A partida marcou a reestreia de Alexandre Pato com a camisa tricolor. Atuando com a camisa 7, mas na função de 9 no primeiro tempo, Pato teve atuação discreta - melhorou no segundo, quando jogou mais fora da área. Foi também o primeiro jogo do Botafogo sob o comando de Eduardo Barroca. O time, que não jogava desde 11 de abril, mostrou evolução em relação ao time de Zé Ricardo, teve mais posse de bola (66% contra 34%), mas pouca criatividade do meio pra frente.
Atlético-MG vence Avaí na estreia
O Atlético-MG venceu o Avaí, por 2 a 1, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro, neste sábado, no Independência. Um resultado que leva alívio ao time, alvo de muitas cobranças da torcida nos últimos dias, marcados por queda de treinador, perda do título mineiro e eliminação precoce na Libertadores. Para os catarinenses, um primeiro passo negativo na volta da equipe à elite nacional. Pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro passou a adotar o uso do VAR, o árbitro de vídeo. E ele esteve presente nas decisões no Independência.
Chapecoense vence o Inter e mantém tabu
A Chapecoense venceu o Inter por 2 a 0 neste sábado e estreou com três pontos no Brasileirão. Com um gol de Everaldo no fim de cada tempo, o Verdão do Oeste manteve a escrita contra o Colorado: em cinco jogos em casa pelo Campeonato Brasileiro, ganhou todos. Sob muita chuva, o Inter ficou restrito a chutes de longe e cruzamentos na área, o que facilitou as coisas para o time de Ney Franco. No fim do primeiro tempo, Everaldo marcou de pênalti o primeiro gol assinalado com auxílio do árbitro de vídeo – Emerson Santos tocou com o braço na bola na origem do lance. No segundo tempo, o centroavante girou sobre Moledo, que havia substituído Emerson, e bateu rasteiro para sacramentar a vitória.
Com gols de Bruno Henrique e festa para Juan, Flamengo derruba o invicto Cruzeiro
Com uma festa pré-programada para o zagueiro Juan, que encerrou sua carreira neste sábado, o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro, único time da Série A, então, ainda invicto na temporada. Depois de um resultado ruim na Libertadores, o confronto se tornou primordial para iniciar um trabalho de recuperação de confiança. O susto no início com o gol de Pedro Rocha foi o toque de despertar necessário. Bruno Henrique se transformou em um tormento para a defesa do clube mineiro, fez dois gols, participou do terceiro e cavou a expulsão de Murilo. No fim, vitória por 3 a 1, no Maracanã, com 30 mil pessoas no estádio, festa para o zagueiro e apenas a preocupação com o estado de saúde de Rodrigo Caio, que saiu de ambulância, depois de ser atingido por Dedé no último lance do jogo.
Santos surpreende o Grêmio na Arena: 2 a 1
Foi um jogaço! Sem se intimidar com a pressão da torcida na Arena Grêmio (34 mil torcedores), principalmente no primeiro tempo, e contando com ótima atuação de Vanderlei no segundo, o Santos estreou no Brasileirão vencendo o Grêmio por 2 a 1, gols do ex-colorado Eduardo Sasha e do lateral-esquerdo Felipe Jonatan, na manhã deste domingo - Everton descontou no fim. No duelo tático entre os treinadores que mais prezam pelo futebol bem jogado, de posse de bola, o argentino Jorge Sampaoli levou a melhor sobre Renato Portaluppi - tudo sob os olhares do treinador da seleção brasileira, Tite. O goleiro Vanderlei, nunca convocado por Tite, brilhou com defesas impressionantes na etapa final. O gol de Everton aos 47 deu uma agitada no jogo no fim, mas o Santos conseguiu segurar a vitória.