Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Operação de segurança do Carnaval no Ceará terá 6.398 agentes

A segurança pública do Ceará contará com 6.398 agentes durante os dias de Carnaval. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o número representa um aumento de 7,47% em relação a 2018. Serão 5.500 policiais militares, 247 policiais civis, 530 bombeiros, 63 servidores da Perícia Forense e 58 da SSPDS. A operação de segurança para o feriadão acontecerá das 18h do dia 1º de março (sexta-feira) até as 6h do dia 6 (quarta-feira).

O reforço contará com duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) e cinco aeronaves, com serviço de resgate, distribuídas entre Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Além disso, haverá equipes extras do Corpo de Bombeiros em municípios litorâneos que costumam receber mais turistas, para auxiliar nos trabalhos de salvamento e resgate.

Os Bombeiros contarão, também, com equipamentos para o atendimento de emergência e jet skis, nas praias do Futuro (Fortaleza) e Icaraí (Caucaia).

Drones também serão utilizados prevenir afogamentos de banhistas. As praias contarão ainda com veículos adaptados pra rodar na faixa de areia.

Importunação sexual

Segundo o titular da SSPDS, André Costa, “uma nova preocupação” para a segurança durante o Carnaval será a atenção aos crimes de importunação sexual, definidos em lei no ano passado. Segundo o secretário, os agentes da segurança pública receberam um treinamento para identificar e atender possíveis ocorrências.

Durante a coletiva que informou o efetivo de segurança para o carnaval, realizada nesta quinta-feira (28), a delegada Rena Gomes, do Departamento de Proteção de Grupos Vulneráveis (DPGV). comentou o assunto:

“As delegacias da Polícia Civil também estão sensibilizadas para entender o que configura esse crime, como beijos roubados, atos libidinosos e passadas de mão”, disse.

Delegacias

Ao longo dos seis dias, as delegacias de Acopiara, Bebeberibe, Guaramiranga, Icapuí, Jaguaruana, Paracuru, São Benedito e Várzea Alegre funcionarão, provisoriamente, em regime de plantão. Já as regionais de Aracati, Camocim, Jijoca de Jericoacoara e o 2º e 34º Distrito Policiais de Fortaleza receberão reforço de policiais civis.

Além disso, as rodovias também serão monitoradas 24h por dia com auxílio das câmeras de videomonitoramento. O acompanhamento das cidades será realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Fortaleza e será encerrado às 7h da quarta-feira de Cinzas.

Com informações G1