No último dia 23, em Roma, Padre Tiago Gurgel, da Arquidiocese de São Paulo, defendeu sua tese de doutoramento junto ao Ateneo Pontificio Regina Apostolorum, obtendo o título de Doutor em Bioética. Após um longo período de estudos e preparação, o sacerdote submeteu à sabatina seu trabalho de quase 400 páginas intitulado: “Cuidados Paliativos e o Final da Vida no Início da Vida: Diante do Nascimento e da Morte do Recém-Nascido Extremamente Prematuro sob o Ponto de Vista da Ética da Virtude de Edmund Pellegrino”.
A banca examinadora foi composta pelos professores Padre Gonzalo Miranda, decano do Ateneo, Padre Leo Pessini, superior geral dos padres Camilianos, e Padre Fernando Fabó, orientador da tese. Estiveram presentes à defesa o Bispo Auxiliar de Niteroi, Dom Luiz Antonio Ricci (especialista em Bioética), o Reitor do Colégio Pio Brasileiro de Roma, Padre Geraldo Maia, inúmeros sacerdotes do mesmo Colégio, além de numerosos amigos e colegas do Padre Tiago. Depois de expor aos presentes, durante trinta minutos, o conteúdo fundamental da tese, o sacerdote respondeu a cerca de uma hora de questionamentos e observações feitos pela banca examinadora. Ao fim dos trabalhos, foi declarado apto ao título de Doutor, recebendo a aprovação mais alta possível: Summa cum Laude.
EXPERIÊNCIA MÉDICA
Padre Tiago, que, antes de ser ordenado, exercera e lecionara a Medicina, abordou em sua tese problemas morais relacionados ao cuidado médico de bebês extremamente prematuros. A partir de sua própria experiência como médico e dos princípios da bioética (particularmente da ética das virtudes proposta pelo autor norte-americano Edmund Pellegrino), procurou mostrar de modo propositivo como se aplicam as virtudes morais - tais como caridade, justiça, prudência, fortaleza e temperança - na relação do médico com os pacientes neonatos.
Expôs dilemas morais complexos que podem surgir no tratamento de um bebê excessivamente prematuro, sugerindo princípios a nortear a ação médica. A aceitação da vida, ainda que muito frágil; a escolha dos tratamentos possíveis; o auxílio aos pais na aceitação das fragilidades e mesmo deficiências graves dos filhos; o trato humano e caridoso à família durante o período de internação; e até mesmo a ajuda na vivência sã do luto pela perda de um recém-nascido… Estes e outros temas foram abordados na tese que, segundo Padre Fabó, realizou uma boa síntese entre a moral personalista e a ética das virtudes.
AVALIAÇÃO
Padre Leo Pessini elogiou no trabalho aquilo que chamou de “conciliação entre o ‘médico’ e o ‘padre’ Tiago”, acrescentando que a sua leitura pode ser muito útil para médicos e profissionais da saúde encarregados da pediatria neonatal. Padre Miranda, por sua vez, sugeriu que a tese seja futuramente publicada também em outros idiomas, além do português, para ajudar profissionais da saúde a tratar com justiça e caridade os neonatos e seus familiares.
Padre Tiago já era anteriormente Mestre em Farmacologia (Universidade do Ceará) e em Bioética (Ateneo Pontificio Regina Apostolorum), além de Doutor em Ciências (Universidade Federal de São Paulo). Agora poderá servir ainda melhor, a Igreja de Cristo em São Paulo, por meio de seu trabalho acadêmico e pastoral. Que Deus o abençoe e lhe conceda muitos frutos! Com informações O São Paulo.
ACOPIARENSE
O padre Tiago Gurgel é filho do ex-prefeito Antônio Gaspar do Vale e senhora Suzanna Gurgel do Vale.