Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Posto de saúde de Fortaleza está sob toque de recolher por guerra entre facções

O posto de saúde George Benevides de Medeiros, localizado no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, está sob toque de recolher. Isso devido à guerra entre facções rivais que buscam o domínio da área. O posto, que deveria fechar às 19 horas, agora funciona até 17 horas. As denúncias chegaram ao Sindicato dos Médicos do Ceará, informou o programa Jornal Jangadeiro, da TV Jangadeiro/SBT.

“Isso que está acontecendo no George Benevides acontece em outras o tempo todo. Ontem à noite, recebi a denúncia dos profissionais que estavam dentro do posto, ouvindo tiros, com orientações de que eles deveriam sair imediatamente do posto, com toque de recolher, porque a situação ia tender a se complicar. Os pacientes estão apavorados, eles têm medo de ir aos postos”, disse Edmar Fernandes, presidente do sindicato.

O posto não conta com segurança armada. O horário de atendimento deveria ser até as 19h, mas devido à insegurança, as atividades precisam se encerrar às 17h. O Sindicato dos Médicos do Ceará já havia solicitado no mês de novembro equipes de segurança nas 112 unidades de atenção básica, mas apenas 10 foram contempladas. Com mais esse caso de violência, eles esperam providências da segurança pública.

“A proposta que teve na última reunião foi só para colocar (segurança) nas 10 que tivessem maiores índices de criminalidade. O que eu não acho que seja suficiente. A gente precisa do mínimo de segurança para que os profissionais de saúde, incluindo os médicos, possam trabalhar em paz e os pacientes se sentirem seguros”, disse Edmar Fernandes.

Por meio de nota, a assessoria da Polícia Militar afirma que existe um policiamento de viaturas na área do posto, além de ações da força tática que realiza saturações na região.