Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2018

Estudo aponta que duas canecas de cerveja são mais efetivas contra dor que analgésicos

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Greenwich, em Londres, e publicado no periódico The Journal of Pain, beber duas canecas grandes de cerveja, cerca de 950 ml, pode ser um remédio mais efetivo contra a dor e o desconforto do que analgésicos como paracetamol.

Foram feitos mais de dezoito experimentos, com mais de 400 participantes, para se chegar a conclusão de que ao elevar o nível de álcool no sangue, em aproximadamente 0,08%, o corpo reduz em até 25% a intensidade da dor; número mais expressivo do que o promovido por remédios populares a base de paracetamol.

Os pesquisadores não conseguiram afirmar com clareza se o álcool reduz a sensação de dor porque afeta os receptores cerebrais ou se por simplesmente diminuir o nível de ansiedade, causando a impressão de que a dor não é tão grande.

Apesar do efeito benéfico no que se refere a dor, a intenção dos especialistas não é incentivar o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, que traz diversos efeitos comprovadamente negativos à saúde, principalmente a longo prazo.

Em entrevista ao portal britânico The Sun, o principal autor da pesquisa, Trevor Thompson, afirma que se pudesse “desenvolver uma droga sem os prejudiciais efeitos colaterais [do álcool], teríamos algo potencialmente melhor do que existe atualmente”. Com informações Yahoo Notícias.