Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ceará é o 5º estado com maior busca por blindagem de carros


A sensação de insegurança e o medo diante das cada vez mais agressivas ações da criminalidade têm feito crescer a blindagem de automóveis no Nordeste do país. Em 2017, quando de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), foram blindados 15.145 carros, os estados de Pernambuco e Ceará figuraram na lista dos cinco estados que mais executaram o serviço. 

“O mercado de blindados aqui na região Nordeste tem se intensificado nos últimos anos. De 2000, quando Recife recebeu a primeira empresa de blindagem fora do eixo Rio/São Paulo, momento em que os casos de sequestro e sequestro relâmpago motivavam a busca por esse tipo de proteção, para esses últimos anos, o perfil do usuário tem se assemelhado ao do consumidor do Sudeste. Ou seja, o medo também por outros tipos de violência urbana como os assaltos, por aqui infelizmente também virou realidade”, explica Marcelo Silva, membro do conselho da Abrablin.

De fato, os números da associação que representa o setor mostram o crescimento da procura pela proteção blindada no Nordeste. Em 2013, quando foram blindados 10.156 veículos no país, três estados da região apareciam na lista dos que mais produziram blindados, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, estados que sempre figuram como líder e vice-líder nesse ranking. Pernambuco (6,37%), Ceará (5,94%), e Bahia (2,84%).

De lá para cá, o Nordeste sempre apareceu com estados nesse ranking de blindagem. Em 2014, quando foram blindados 11.731 veículos, Ceará (2,85%) e Bahia (2,45%) ocupavam a 4ª e 5ª posição. Dois anos depois, quando 18.865 veículos receberam a proteção, Ceará esteve no top três, com 1.274 carros blindados, ficando atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. E, no ano passado, dos 15.145 carros blindados, o estado de Pernambuco (3,32%) surge em 3º e Ceará (2,43%) em 5º no ranking dos que mais blindaram.

Fonte: Cnews