A Petrobras anunciou novo reajuste de 4,4% no preço do gás de cozinha. O aumento vale a partir desta quinta-feira (5). O anúncio foi feito na noite desta quarta, dia 4. O aumento vale para o gás vendido em botijões de 13 quilos, mais usado em residências, e também para aquele usado na indústria e comércio.
O anúncio foi feito por meio de nota, e diz que o aumento se dá em função da desvalorização do real frente ao dólar, que acumular 16% nosúltimos três meses e a elevação das cotações internacionais de 22% no mesmo período.
Segundo a política iniciada em janeiro, o gás vendido em botijões é reajustado a cada três meses, de acordo com o governo, tentando suavizar o repasse ao consumidor. No caso de vasilhames maiores ou venda a granel, o reajuste é mensal.
Os botijões de 13 quilos receberam o primeiro aumento desde que esta periodicidade foi implantada. Segundo a Petrobras, o aumento de hoje ainda deixa o preço do gás ainda 5,2% inferior ao praticado em dezembro.
O gás industrial, entretanto, teve a quarta alta seguida. Desde 27 de março, nas refinarias, o preço do produto já subiu 21,3%, considerando o aumento de hoje.