Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Carlesse é eleito governador do Tocantins


O governador interino e presidente da Assembleia do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi eleito, ontem, governador do Estado no segundo turno das eleições suplementares. Com 100% das urnas apuradas, Carlesse obteve 368 553 votos (75,14%), contra 121.908 votos (24,86%) do segundo colocado, Vicentinho Alves (PR).

No primeiro turno, realizado no dia 3 de junho, Carlesse e Alves somaram juntos 302 mil votos e a abstenção superou 305 mil. O segundo turno seguiu a tendência: foram 355.032 eleitores ausentes contra os pouco mais de 490 mil votos para o governador eleito e Vicentinho.

A disputa fora de época ocorre em decorrência da cassação do então governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice Claudia Lelis (PV) por uso de Caixa 2 no pleito de 2014. Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de eleições suplementares. 

Miranda teve seu mandato cassado no fim de março, mas voltou para o governo em 6 de abril, por meio de liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Menos de duas semanas depois, deixou o cargo novamente, quando o TSE rejeitou os embargos de declaração.

O governador cassado já havia perdido seu mandato pela primeira vez em 2009, por abuso de poder econômico e político na eleição de 2006.

Municípios

Houve ainda, ontem, eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito em sete municípios:Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG), Cabo Frio e Rio das Ostras (RJ), Moju (PA) e Santa Cruz das Palmeiras (SP).

Fonte: Diário do Nordeste