Páginas

sábado, 17 de março de 2018

SECRETÁRIO WILL ALMEIDA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Parceria firmada entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Escola de Saúde Pública (ESP) viabilizou a realização do Curso Saberes e Práticas da Rede Intersetorial de Atenção Integral sobre Álcool e outras Drogas. A capacitação é financiada com recursos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), no âmbito do Centro Regional de Referência (CRR).

A primeira fase da capacitação foi iniciada na quinta-feira, 15, e prosseguiu até o final da tarde desta sexta-feira, 16, no auditório da SPD, envolvendo aulas téoricas. O objetivo da atividade é promover qualificação profissional aos atores sociais integrantes da Rede Intersetorial para atuarem no território, por meio de abordagens comunitárias.

Os participantes do curso, em torno de 60 profissionais de diversas instituições, incluindo técnicos da SPD e do Projeto Corre Pra Vida, desenvolvem atividades voltadas a pessoas em situação de rua que circulam pelo Centro de Fortaleza. Com a formação, consideram que poderão aprimorar as abordagens e o atendimento às demandas do público.

A capacitação tem duração de dois meses e conclusão prevista para 18 de maio próximo. A carga horária total é de 80 horas, divididas em aulas teóricas (sala de aula), práticas (aluno no território de prática) e teórico práticas (aluno e tutor no território de prática).

A coordenadora pedagógica do CRR/ESP-CE, Maria Teresa Matos, explica que, em 2010, foi lançado o Plano Crack é Possível Vencer e, com a iniciativa, surgiu a proposta de criação, no Brasil, dos Centros Regionais de Referência (CRR) para a formação de profissionais que trabalham com pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, saudou os participantes do curso, ressaltando o papel da Secretaria de buscar uma forte articulação intersetorial, capaz de responder aos desafios do uso abusivo de drogas no Ceará e qualificando as ações desenvolvidas pelos profissionais beneficiados.

O titular da SPD enfatizou que a pasta está de portas abertas para o diálogo com todos os segmentos sociais para debater a temática das drogas, buscando o aprimoramento dos serviços a serem oferecidos à população. 

Fonte: Fernando Brito/Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)