Ainda em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, as UBS’s do município se mobilizaram para realizar diversas atividades educativas para a população.
O intuito das mobilizações foi alertar populares sobre o risco da doença, abordando os cuidados de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
Durante as ações os participantes também puderam fazer aferição de pressão arterial e a verificação de Glicemia Capilar, além de tirar dúvidas com os profissionais sobre os sintomas de manifestação da doença.
De acordo com a secretária de saúde, Luciane Tavares, o objetivo destas atividades foram de alertar sobre os sintomas da tuberculose, e ao mesmo tempo detectar os pacientes sintomáticos e assintomáticos que necessitam iniciar o tratamento, quebrando deste modo uma possível cadeia de transmissão da doença no município.
“A gente espera que com todas estas ações aumente o percentual de cura de tuberculose e diminua o número de abandono do tratamento por parte dos pacientes do nosso município”, concluiu a secretaria.