No inverno existe maior incidência de viroses. Os casos podem estar ligados a moscas que muitas vezes têm contato diretamente com fezes de animais e sujeira.
A quantidade de moscas aumenta principalmente em locais que possuem alimentações expostas, como cozinhas de residências ou restaurantes.
“Existe uma preocupação com as doenças transmitidas pelo contato das moscas, que podem estar contaminadas com alimentos dentro de casa. A manipulação desses alimentos se dá até mesmo com águas que não estão completamente limpas e adequadas para o manuseio”, comenta o clínico-geral Rigoberto Chaves.
Febre baixa, dores no corpo e estômago, mal estar, diarreia e algumas vezes até problemas respiratórios são alguns dos sintomas conhecidos da virose.
Para prevenir as doenças trazidas pelas moscas é necessário manter sempre os alimentos bem condicionados e guardados em geladeiras. Quando for consumir, lavar sempre em água corrente e fazer a higienização das verduras com soluções de potássio, a fim de diminuir a contaminação, afirma Rigoberto.
Fonte: Tribuna do Ceará