Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Rio Salgado tem cheia e manda água para o Castanhão, principal açude do Ceará

O rio Salgado, principal aquífero a abastecer o Castanhão, tem uma cheia com o acúmulo de água das chuvas do mês de fevereiro, que já superou em mais de 30% o total esperado para o mês. Em Aurora, no Cariri, as águas do Salgado correm quase no nível da ponte que dá acesso ao município. Veja as imagens no vídeo acima.

As águas do Salgado já resultaram em um aumento do volume do Castanhão, maior açude do país. Desde o fim de semana, a reserva do Castanhão subiu de 2,08% para 2,22% da capacidade máxima.

O aumento ainda é bem pequeno, mas é a primeira vez que o Castanhão tem aumento no volume desde abril de 2017, há 10 meses, conforme os registros da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Chuvas em Aurora

As cheias do Rio Salgado ocorrem após uma sequência de chuvas em Aurora e cidades da região Cariri. No sábado (24) a chuva foi de 83 milímetros no município de Aurora, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Ainda segundo a Funceme, a previsão para esta quarta-feira (28) é de tempo nublado com períodos de chuva no litoral e no sul do estado, onde fica a bacia do Rio Salgado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Já para quinta-feira (1º), a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará.





Fonte: G1