O evento de lançamento do sistema de videomonitoramento e da implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no município de Aracati foi cancelado devido à chacina ocorrida na madrugada deste sábado (27) no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.
O lançamento dos dois projetos seria realizado simultaneamente às 9h deste sábado em frente à Igreja Matriz de Aracati e contaria com a presença do governador Camilo Santana, além da cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
De acordo com nota divulgada pelo governo do Estado, "o cancelamento se dá em virtude de reunião extraordinária da cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para tratar da apuração das mortes registradas em Fortaleza, na última madrugada" . O evento foi transferido para as 17 horas da próxima quarta-feira (31).
Aracati será a primeira de 38 cidades cearenses a receber o sistema de videomonitoramento integrado de segurança. O projeto visa reforçar a segurança no Interior do Estado, interligando informações e focando no enfrentamento à criminalidade nos municípios com população acima de 50 mil habitantes.
Aracati também será a primeira cidade do Litoral Leste a receber o grupamento de polícia motorizada. O projeto de implantação do BPRaio prevê que o grupamento será composto por 16 motos e uma viatura 4x4 exclusivos para auxiliar no policiamento ostensivo do município.
Chacina
Na madrugada deste sábado pelo menos 18 pessoas foram mortas no bairro Cajazeiras, em Fortaleza. As vítimas participavam de uma festa no popular "Forró do Gago". De acordo com policiais militares, 16 morreram no local, uma mulher na ambulância em direção ao hospital e um faleceu no Frotinha de Messejana para onde os feridos foram inicialmente levados.
De acordo com policiais militares, três carros com homens fortemente armados chegaram ao local e realizaram diversos disparos. Segundo pessoas que moram nas proximidades do "Forró do Gago", os disparos teriam começado por volta de meia noite e meia e teriam durado 30 minutos.
Fonte: G1