Segundo as informações da Funceme, o bom quadro meteorológico vem se mantendo em todo em Estado por força da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica localizado a 12 quilômetros de altura do solo, o qual também provoca a nebulosidade observada nos últimos dias em todas as regiões. O céu deverá continuar coberto de nuvens nesta quinta-feira e ainda na sexta.
Entretanto, dessa vez as precipitações se concentraram mais no Sertão Central e parte do Centro-sul do Estado. É um bom sinal, como tinha anunciado parte dos profetas da chuva no Encontro realizado no início do mês, chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro, como tem ocorrido nos últimos dias, embora somente em março a água passe a cair com mais intensidade, enquanto o órgão meteorológico oficial do Estado prevê se firmar na média histórica.
Na previsão divulgada na última segunda-feira, o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, explicou que a situação para janeiro e o trimestre fevereiro, março e abril é mais favorável, se comparada à registrada no período equivalente de previsão em 2017, onde as chuvas caíram mais na Zona Norte. Entretanto ele pontuou que haverá irregularidades, podendo chover em alguns lugares e noutros não, dependendo da região do Estado.
Fonte: Diário do Nordeste