Os festejos da 25a edição do FETAC – Festival de Teatro de Acopiara começaram no sábado (26), e a edição deste ano vêm com um tema alto astral: “O teatro em festa”. Animando a todos e dando as boas-vindas ao público no Polo de Lazer, a Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente apresentou um número musical. Em seguida a 25ª edição do FETAC foi aberta com a participação da vice-prefeita do município, Ana Patrícia Barbosa, do secretário de Cultura do município, Cicero Ramos e ainda com a participação dos organizadores e apoiadores do festival.
Logo após, às 21h, os presentes puderam acompanhar os shows Ch@furdo e La charanguita y sucombo musical, da banda Dona Zefinha.
Nesta edição o festival recebeu 90 propostas de 68 grupos e companhias cearenses. Cerca de 38 espetáculos do interior e 52 de Fortaleza participaram da seleção, movimentando os grupos de teatro de 18 municípios cearenses. No total, são 13 espetáculos de 12 grupos, somando 21 apresentações teatrais, que vão ocorrer no palco do Centro Social, transformado em teatro, no Núcleo de Artes, além dos espaços alternativos como as ruas, praças, quadras de esportes e escolas, nos Distritos e no Polo de Lazer, local da abertura e encerramento do evento.
O Festival de Teatro de Acopiara é realizado pela Cia Cordel de Teatro e tem o apoio cultural da ENEL, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Acopiara e Moveletro de Acopiara, produção da Cinco Elementos Produções, produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes.
Nesta edição uma oficina de formação de gestores de espaços cênicos da Região Centro Sul, será realizada no Núcleo de Artes, às 8 horas, nos dias 29 e 30 de setembro, com objetivo de discutir aspectos voltados para a gestão de equipamentos públicos e privados através de debates, trocas de experiências e visitas técnicas, visando contribuir para a melhoria nos espaços culturais no interior do Ceará.
Até o dia 02 de setembro, Acopiara viverá dias intensos de uma programação envolvendo espetáculos teatrais cênicos e dois musicais na abertura e fechamento, com entrada franca e classificação etária livre, 16 anos e 18 anos.
Fonte: Assessoria Degage/ Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Acopiara