Nascido no dia 05 de janeiro de 1905, no município de Independência, Zé Preto está prestes a completar seus 112 anos de idade. Até 1969 morava em sua terra natal, quando se mudou para Tauá e foi morar na localidade de Merejo do Angico, distrito de Carrapateiras. Casado com Joaquina Dias da Silva, que morreu em abril de 2002, teve nove filhos (oito homens e uma mulher). São 40 netos, 77 bisnetos e 23 tataranetos.
O corpo está sendo velado no Complexo Renascença e o sepultamento acontecerá no final da tarde desta sexta-feira, 02, no Cemitério São Judas Tadeu, em Tauá.
Guiness book
No início desse ano, uma organização internacional que faz consulta para o ranking de pessoas centenárias aguarda o envio de documentação para comprovar a idade de Zé Preto para ingressá-lo no livro dos recordes, o Guinness World Records.
Um dos coordenadores do grupo de trabalho para o "Gerontology Research Group" é o consultor principal para o Guinness World Records.
O grupo agora a possibilidade de localizar pessoas com 110 anos ou mais no Brasil. "Jose Rodrigues Avelino, é um provável candidato a ser um supercentenário, de acordo com as nossas pesquisas iniciais", afirmou um dos coordenadores da equipe, Ricardo Pereira Lago. "Ele poderá ser a segunda pessoa mais velha viva no Brasil e o homem mais idoso".
A equipe de pesquisa tem sede em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
Fonte: Blog do Wilrismar