Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

Rio de Janeiro é campeão de congestionamentos

Mais uma vez, o Rio de Janeiro ganhou o título de cidade mais congestionada do Brasil. No ranking mundial, é a quarta colocada, atrás apenas da cidade do México, Bangkok e Istanbul.

A pesquisa é de um fabricante de GPS, especialista em tecnologia para monitoramento de trânsito, que calcula a porcentagem de tempo a mais que o motorista fica ao volante em comparação a quando não há engarrafamento.

Este índice, no Rio, chega a 47%. Por exemplo, o trajeto entre Copacabana, na zona sul, e a Barra da Tijuca, na zona oeste, que sem trânsito demora leva 35 minutos, com trânsito é feito em média em 52 minutos. 

Ano passado, a cidade tinha o terceiro pior trânsito do mundo, mas se engana quem pensa que a melhora é uma luz no fim do túnel. “Não teve nenhuma grande melhoria de investimento em transporte público ou obras de mobilidade”, diz Marcelo Fernandes, diretor de operações da TomTom América Latina. 

Uma das regiões mais caóticas é a Avenida Brasil, onde passam trezentos mil veículos por dia. São 58 quilômetros de problemas . 

Na capital fluminense, o motorista desperdiça 165 horas por ano com o congestionamento. A comparação foi feita com 295 cidades de 38 países. No ranking mundial ainda aparecem Salvador, em sétimo lugar e Recife em oitavo. Com índice de 29%, São Paulo é a 58ª colocada.