Páginas

domingo, 27 de março de 2016

NA ESPANHA: Estudante cearense é encontrada morta

A estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC) Ana Cristina Soriano, 27, foi encontrada morta no apartamento onde morava em Barcelona, na Espanha, na última sexta-feira. O caso foi comunicado em nota emitida pela instituição de ensino. As causas da morte ainda não foram reveladas.
Ana Cristina era aluna do curso de Engenharia de Software do campus localizado no município de Quixadá. Ela participava do Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal, e se encontrava na cidade espanhola deste o início de setembro.
De acordo com as informações divulgadas pela UFC, 'o fato foi comunicado ao Consulado do Brasil que acompanha as providências junto às autoridades espanholas em Barcelona".
A Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais e a diretoria do Campus Quixadá também acompanham o caso.
"Hoje (sexta-feira), logo que tomou conhecimento, o reitor Henry de Holanda Campos entrou em contato com a família para manifestar solidariedade e assegurar o apoio necessário no que compete à UFC", informou a Universidade, em nota.
A instituição de ensino não divulgou informações sobre as causas da morte da estudante. Os familiares de Ana Cristina ainda não tinham conhecimento até a manhã de ontem do que acarretou o falecimento.
Causa natural
Segundo a irmã da estudante, Karina Soriano, o último contato da família com a aluna da Universidade Federal do Ceará foi realizado na última quarta-feira à noite. "Estava tudo bem. Na quinta, ela não saiu do quarto. Acredita-se que foi (morte) natural", afirmou ela.
Karina diz que a irmã morava com um casal de brasileiros que, juntamente com o namorado de Ana Cristina, estão facilitando a vinda do corpo para o Ceará. "Como lá é feriado até terça-feira, fica tudo mais complicado", disse a irmã. Ela também afirmou que a causa da morte só deve ser liberada pelas autoridades após esse período.
Translado do corpo
A família já entrou em contato com a seguradora da estudante, que irá cobrir os custos de translado corpo de Barcelona ao município cearense de Parambu, onde residem os pais de Ana Cristina. A previsão é de que o corpo chegue ao destino em 15 dias.
Segundo Karina, a previsão era de que Ana Cristina retornasse ao Brasil entre julho e agosto.
Fonte: Diário do Nordeste