Faltando menos de uma semana para o Carnaval, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgou, ontem, em reunião na sede da Pasta, que o Ceará contará com 3.717 policiais extras durante os quatro dias da festa. Os agentes se juntarão ao efetivo oficial e reforçarão o patrulhamento diário em Fortaleza e municípios do Interior. O número é superior ao do ano passado, quando a SSPDS disponibilizou um reforço de 3.600 homens.
Equipe
De acordo com o Plano Operacional apresentado pelo órgão, o Estado contará com uma equipe extra formada por 2.342 policiais militares, 324 policiais civis e 636 bombeiros militares. Ainda serão acrescidos 27 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), 337 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 31 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), 10 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e outros 10 da Coordenadoria de Integrada de Planejamento Operacional (Copol).
As estradas receberão o reforço de 519 policiais rodoviários estaduais, que monitorarão a ida e volta do feriado. A operação ainda contará com cinco aeronaves e duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs).
A operação de segurança do Carnaval terá início às 18h desta sexta-feira (5) e seguirá até as 6h da quarta-feira de Cinzas. Conforme o titular da Copol, delegado Fernando Menezes, os agentes extras serão direcionados às cidades que, tradicionalmente, recebem intensa movimentação de visitantes durante o feriado carnavalesco.
Fonte: Diário do Nordeste