Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Férias do álcool fazem bem para a saúde

Uma pesquisa da universidade britânica University College London Institute for Liver and Digestive Health mostra que passar um mês sem beber álcool faz bem para a saúde. De acordo com o estudo, estas “férias” fazem com que o fígado se regenere.

O estudo foi feito com 102 pessoas que deixaram de beber por um mês. Além de o fígado regenerar, a pressão arterial caiu, a quantidade de açúcar no sangue diminuiu, os participantes emagreceram, passaram a dormir melhor e a concentrar-se mais. A média de emagrecimento foi de 1,5 quilo por pessoa.

A quantidade de álcool consumida foi cerca de 33 unidades para homens e 29 para mulheres, sendo que uma unidade era meio pint de cerveja ou uma pequena taça de vinho. 

Mas também há estudos que mostram que de 5 a 15% das pessoas com gordura no fígado e que se abstém de álcool ainda desenvolvem problemas no fígado, como fibrose e cirrose, especialmente se o órgão já mostrava danos pelo álcool.

Por isso, os físicos do Royal College dizem que o melhor é ter três dias da semana livres de álcool, pois quem bebe todo dia tem maior probabilidade de ter doenças no fígado.

Outro ponto de desvantagem encontrado no estudo: evitar a bebida alcoólica reduz o contato social das pessoas.