Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

70% desaprovam gestão Dilma, aponta pesquisa

Entre os que acompanharam o julgamento sobre contas de Dilma de 2014 no TCU, 61,3% consideram a indicação de rejeição motivo para impeachment ( Foto: Reuters )
São Paulo. Pesquisa CNT/MDA divulgada ontem mostra que só 8,8% dos entrevistados consideram bom o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), contra 70% que afirmaram o oposto. Para 20,4%, a administração federal é regular. Em relação ao levantamento anterior, em julho, houve uma oscilação dentro da margem de erro favorável ao Planalto - antes, 70,9% avaliavam mal o governo da petista, e 7,7% tinham uma percepção positiva sobre a atual gestão.
Entre os brasileiros que acompanham ou ouviram falar sobre o julgamento das contas de 2014 da presidente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), 61,3% consideram que o parecer da corte sugerindo a rejeição das contas é motivo para o impeachment de Dilma. Segundo o levantamento, 33 8% dos entrevistados não consideram a rejeição como motivo para afastamento da petista. Outros 4,9% não souberam ou não responderam.
Quanto ao desempenho pessoal da presidente, 80,7% desaprovam-na, contra 15,9% que a avaliaram bem. A pesquisa também apontou reflexos da crise econômica: 52,7% temem ficar desempregados.
Corrupção na Petrobras
As investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras são conhecidas pela maioria dos entrevistados - 87,2% disseram acompanhar ou já ter ouvido falar do caso. Neste grupo, 69,2% consideram Dilma culpada pelas irregularidades, percentual semelhante ao atingido pelo ex-presidente Lula (68,4%).
Ao comentar a pesquisa CNT/MDA, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que impopularidade não é motivo para impeachment. "Aumenta a pressão política, mas o impeachment não pode ser tratado como um recurso eleitoral, como contra a impopularidade. Popularidade ou impopularidade não deve ser motivo nem de ter nem de evitar", disse.
Fonte: Diário do Nordeste