Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

ACOPIARA: CARTEIRAS DE HABILITAÇÃO POPULARES

Com a onda de blitzes realizadas pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e pelo Detran em nossa cidade, principalmente atrás de motos com documentação atrasada e motoqueiros sem habilitação, lembramos que talvez muitos desses estejam irregulares por falta de condições financeiras.

No caso dos motoqueiros sem habilitação é só o amigo internauta entrar no site do Detran para ver a enormidade de Prefeituras que estão sendo beneficiadas com a liberação de carteiras de habilitação populares para os cidadãos que não tem condições financeiras para tirar a sua.

Em Várzea Alegre os selecionados do programa CNH (Carteira Nacional de Habilitação) popular, já fizeram os exames iniciais neste mês de agosto.

Em Mombaça, o programa carteira de motorista popular recebeu os documentos dos candidatos também neste mês de agosto.

Em Nova Russas no início do mês, O Detran validou a inscrição do programa.

Em Amontada, os inscritos neste programa também foram validados.

Já no final do mês de julho, o Detran realizou no município de Crateús, os exames médicos para o programa carteira de motorista popular.

Também no mês de julho foram abertas as inscrições para o o programa no município de Novo Oriente.

São alguns exemplos de municípios que estão sendo beneficiados pelo Detran para facilitar a vida de motoristas sem habilitação e sem condições financeiras de conseguir as mesmas.

Na administração de Antônio Almeida Neto, o mesmo conseguiu este programa com o Detran, justamente porque já estava nos seus planos municipalizar o trânsito e assim facilitar a vida de muitos acopiarenses com a carteira nacional de habilitação gratuita.

Nota-se que atualmente a administração municipal não tem interesse de buscar junto ao Governo Estadual este grande benefício para milhares de acopiarenses.

A prova disso é ter deixado a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), juntamente com o Detran, terem entrado na cidade, que tem por lei, o trânsito municipalizado, e nada fez ou quis fazer para amenizar a situação.

Até mesmo a STTRANS (Superintendência de Trânsito Municipal), foi colocada de lado na operação realizada pelos agentes estaduais.

Se tinham que entrar na cidade, a STTRANS deveria ter feito parte das ações. Mas nem isso aconteceu.

O Ex-Prefeito Antônio Almeida Neto foi procurado pelo blog para falar sobre o caso e o mesmo disse que por várias vezes quando era Prefeito, a PRE, adentrou nos limites da cidade para realizar blitzes, mas na época o trânsito não era municipalizado e por diversas vezes ele protestou contra o fato. Isso foi um dos motivos que acelerou o processo para Acopiara ter a sua própria autarquia de trânsito.

Antônio Almeida Neto, lembrou também que depois da instalação da STTRANS (Superintendência de Trânsito), em seu governo, a PRE não mais realizou blitzes nos limites da cidade.

Antônio Almeida também informou que no final de seu governo, com a implantação da STTRANS, os trabalhos foram apenas educativos e no Portal da Transparência do ano de 2012, mostra muito bem que foi "zero de multas" e as primeiras de muitas multas começaram a aparecer em 2013 com a atual administração municipal.

O senhor Prefeito é aliado do atual Governador Camilo Santana e bem que poderia pedir novamente este programa de carteira de motorista popular para Acopiara, assim facilitaria a vida de muita gente.

É só ele querer, pois é aliado do Governador.

O governo municipal deve buscar soluções concretas para colocar os milhares de cidadãos acopiarenses na legalidade do trânsito, como é o caso do programa carteira de motorista popular.

É querer ter vontade!!!

Vejam detalhes sobre esse programa, que a única vez que veio para Acopiara, foi na administração de Antônio Almeida Neto.

São contempladas pessoas de baixa renda ou desempregadas, por exemplo. Elas podem realizar gratuitamente todas as etapas para obter o documento.

Documentação necessária para validação da inscrição

De todos os segmentos:
a) Documento oficial de identificação: Documento de Identidade - RG, Carteira Nacional de Habilitação - CNH, para mudança e adição de categoria, Carteira de Trabalho - CTPS ou Carteira de Reservista (original e 02 fotocópias);
b) Cadastro de Pessoa Física - CPF (original e 02 fotocópias);
c) Certidão de Nascimento dos filhos e Termo de Guarda, Tutela ou Curatela dos menores de quem é responsável, se houver (original e fotocópia);
d) Certidão de Casamento, Declaração de União Estável ou RG e CPF do cônjuge, se houver (original e fotocópia);
e) Comprovante de residência ou domicílio no Estado de Pernambuco (original e fotocópia);

De cada segmento:
1 - Para desempregado com renda familiar mensal até 03 (três) salários:
f) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e/ou último Contrato de Trabalho (original e fotocópia).
2 - Para pessoa que comprovadamente nunca trabalhou e que possui renda familiar mensal até 03 (três) salários mínimos:

f) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (original e fotocópia).
3 - Para beneficiário do Programa Bolsa Família:
f) Cartão do Programa Bolsa Família em nome do candidato, ou declaração da Prefeitura, Caixa Econômica Federal ou outro órgão competente que comprove sua participação no programa.
4 - Para aluno do ensino público (médio ou fundamental), ex-aluno do ensino público (médio ou fundamental) concluído em até 1 (um) ano e aluno do público - EJA, Travessia ou Supletivo:
f) Declaração Escolar (impressa no ato da inscrição) assinada e carimbada pelo diretor da escola;
g) Comprovante de Matrícula (exceto para ex-aluno).
5 - Para trabalhador com remuneração de até 02 (dois) salários mínimos:
f) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS e/ou último Contrato de Trabalho e/ou contracheque (original e fotocópia).