Foram 12 anos de espera para o torcedor vascaíno, mas neste domingo o clube cruzmaltino encerrou a seca de títulos do Campeonato Carioca contra o Botafogo, no Maracanã. Na partida de volta das finais do Estadual, os comandados de Doriva conseguiram nova vitória nos acréscimos e levaram a melhor por 3 a 1 na soma das duas decisões. Rafael Silva voltou a marcar e foi o herói do título, responsável pelos dois gols que resultaram na conquista da taça. Gilberto fez o gol que selou o placar, enquanto Diego Jardel descontou para os alvinegros.
Após vices em 2004 e 2014, o Vasco finalmente conquistou seu 23º título Estadual. Foram 12 anos de espera para a equipe cruzmaltina voltar a comemorar a posição de melhor equipe do Rio de Janeiro por uma temporada e tirar sarro dos rivais que nos últimos anos cansaram de provocar vascaínos pela má fase do clube.
Em 2014, o técnico Doriva conduziu o Ituano a um improvável título do Campeonato Paulista sobre o Santos. No ano seguinte, começou sua carreira no comando do Vasco com sucesso, levando o clube cruzmaltino a um título que não vinha há mais de uma década e entrando para a história como o primeiro treinador a dirigir um campeão paulista e carioca em anos consecutivos, feito nunca antes alcançado.