Com um final de jogo emocionante, talvez o mais eletrizante e com mais reviravoltas da história do Estadual, o Fortaleza sagrou-se campeão depois de quatro anos de hegemonia alvinegra, após o empate em 2 a 2.
O Leão conseguia o título sem maiores problemas com a vitória parcial de 1 a 0, até os 37 do 2º tempo, quando houve o gol do empate do Ceará. A partir dali, o jogo pegou fogo: o Vovô virou com Assisinho aos 45, o que daria o penta ao clube. Porém, no lance seguinte, Cassiano marcou o gol do título aos 47.
Com o título, o Tricolor de Aço voltou a ser campeão cearense, algo que não acontecia desde 2010, quando o clube conquistou o seu tetra. E assim como fizera o Ceará em 2011, evitando o penta do Leão, o clube do Pici deu o troco neste domingo, evitando a sequência alvinegra.
Mesmo precisando apenas de um empate para ser campeão, após a vitória de 2 a 1 no jogo de ida, o Fortaleza começou o jogo atacando. Mais 'inteiro' do que o rival, o time de Marcelo Chamusca tinha a estratégia de sair na frente e ampliar sua vantagem.