A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará vai começar a autuar, nesta quinta-feira (26), os caminhoneiros que bloqueiam estradas federais, baseada no Código de Trânsito Brasileiro. O valor a ser cobrado será R$ 1.915 por estarem realizando eventos na via sem autorização.
Além disso, a PRF também vai informar à Advocacia Geral da União (AGU) dos bloqueios no Ceará para que sejam aplicadas as multas de R$ 500 por dia, de acordo com a ordem do juiz da 4ª Vara Federal, José Vidal Silva Neto.
Desde a última terça-feira, muitos motoristas interditam diversos trechos da BR-116 em protesto contra o valor do combustível e dos fretes. As manifestações já chegaram a 9 estados do país. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou, nesta quinta-feira, que a PRF passe a autuar os motoristas envolvidos nos bloqueios.
Após decisão judicial, muitos trechos foram desocupados, mas temendo o não cumprimento de acordos, vários motoristas voltaram a bloquear novo trecho. Conforme a PRF, na tarde desta quinta-feira, 20 caminhões ainda interditam a BR-116 na altura do km 213 em Tabuleiro do Norte, no sentindo interior/capital.