Valeu tudo na briga de Volkswagen e Fiat para colocar o seu carro na liderança de vendas em 2014: descontos, facilidades no financiamento, desova de estoque para locadoras e frotistas e vendas diretas a preços abaixo da tabela. Ambas as marcas têm grande experiência e canais de distribuição para ampliar as vendas e esgotaram as suas possibilidades, contribuindo para fazer de dezembro o terceiro maior mês em vendas da história do setor automobilístico no Brasil e reduzir a queda de vendas para 6,9% no fechamento do ano.
Mas o Gol foi quem morreu na praia; e por muito pouco. O Palio vendeu no ano passado 183.744 unidades, cerca de 400 unidades a mais do que o Gol, que ficou com 183.366, diferença mínima considerando o volume de vendas de cada um.
Fenômeno de vendas em 2014, quando chegou a liderar o ranking, a picape Strada fechou o ano como terceiro veículo mais vendidos no País, colocando pela primeira vez uma picape entre os três primeiros: no ano passado a picape da Fiat ficou com uma mera sétima posição.
O Onix também teve um avanço importante no ranking 2014: saltou da oitava para a quarta posição, vendendo 150.842 unidades. Já o Uno caiu de segundo lugar em 2013 para quinto no ano passado: o carro da Fiat vendeu 122.978 unidades em 2014.
O Hyundai HB20 garantiu a sexta posição, com vendas de 119.789 unidades, melhorando três posições no ranking em relação ao ano anterior, enquanto o Fiesta, sétimo colocado (108.393 unidades), caiu três posições.
Siena, na oitava posição (106.974), Fox (101.341) em nono e Sandero (95.386) em décimo, completam a lista dos dez carros mais vendidos no Brasil em 2014.
O curioso é que, embora tenha havido muitas mudanças de posições, incluindo a do líder, os dez mais vendidos em 2014 são exatamente os mesmos dez mais vendidos de 2013. Nenhuma mudança.
Além de não conseguir manter a liderança com o Gol, Volkswagen não conseguiu colocar o Up entre os dez mais em 2014. O carro de entrada da marca vendeu 58.898, o que lhe deu a 16ª posição. A picape Saveiro ficou em 12º lugar e a Voyage em 13º (83.027 e 75.138 unidades). A GM colocou o Prisma em 11º lugar e a Hyundai garantiu a 15º posição para o HB20 Sedan.
Décimo quarto colocado no ranking geral, o Corolla foi o sedã médio mais vendido, com 63.296 unidades, enquanto o Ecosport , que já esteve em melhores posições, encerrou 2014 em décimo sétimo lugar.
Completam a lista dos vinte carros mais vendidos em 2015 o Fit (53.703), o Civic (52.266) e a picape S10(50.765).
Reconhecimento
Em comunicado oficial, a Volkswagen reconheceu a derrota para o Fiat Palio, mas fez questão de tratar o Gol como um vencedor: “O Gol é um vencedor, tendo sido o preferido dos brasileiros por 27 anos consecutivos. É o carro mais produzido (mais de 7,5 milhões de unidades), vendido e exportado (mais de 1,2 milhão de unidades para 66 países) da história do Brasil. Mesmo em 2014, o modelo foi o escolhido por 183.367 clientes, uma diferença de apenas 0,2% (mesmo com a saída da versão G4) para seu concorrente (que ainda mantém duas versões de mesmo nome em sua gama: antiga e atual)”.