Páginas

domingo, 4 de janeiro de 2015

COPA SÃO PAULO: Leão e vovô na versão sub-19

O segundo dia de disputas da Copa São Paulo de Futebol Júnior reserva a estreia de Ceará e Fortaleza, os dois representantes cearenses na competição Sub-19. Ambos na mesma data e horário: este domingo, às 15 horas (de Fortaleza). No Grupo I, o Alvinegro faz seu primeiro jogo contra o Gama-DF, no estádio Arena da Fonte, na cidade de Araraquara. Já o Tricolor, que está no Grupo H, inaugura sua participação no torneio contra o Botafogo-PB, no estádio municipal Bruno Lazzarani, em Leme.  
A equipe alvinegra é comandada por Juninho Chicchinato. O treinador aposta suas fichas no talento do atacante Robinho - bastante aproveitado no time profissional em 2014 - e do volante Carlos Alberto, um dos destaques do Alvinegro na Copinha do ano passado. Após avançar de fase pela 1ª vez ano passado (acabou eliminado pelo Fluminense), o Ceará pensa em chegar ainda mais longe, indo até a 3ª fase do torneio. Além de Gama, o time de Juninho ainda enfrenta Monte Azul-SP (dia 8, às 20h) e Ferroviária-SP (dia 11, às  15h) na primeira fase. 
Vindo de uma participação desastrosa em 2014, sendo eliminado na 1ª fase com direito a goleada por 6 a 0 para o CRB, o Fortaleza chega confiante e animado para a edição deste ano. O técnico Jorge Veras confia no entrosamento do time como trunfo na manga. Os destaques da delegação tricolor são volante Bruno e o meia Léo Amaral. “Nossa meta é chegar até a terceira fase”, comentou Jorge Veras, veterano no comando do time na Copa São Paulo. 
Além do Botafogo-PB, o Tricolor ainda enfrenta Independente-AC (dia 7, às 15h) e Lemense-SP (dia 10, às 15h).

DOMÍNIO PAULISTA

Nos últimos três anos da Copa São Paulo, o campeão do torneio foi paulista. O Corinthians levantou o troféu em 2012, enquanto o Santos é o atual bicampeão. Os rivais, inclusive, fizeram a final da última edição e disputam o torneio neste ano como favoritos. O Timão é o maior vencedor da competição, com oito taças.
A edição 2015 da Copinha conta com 104 equipes, divididos em 26 grupos. A final ocorre no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.