Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Raio mata quatro pessoas em Praia Grande/SP

Bombeiros atendem vítimas em Praia GrandeDivulgação/Corpo de Bombeiros
Uma queda de raio matou quatro pessoas — entre elas, uma grávida —, na tarde desta segunda-feira (29), em Praia Grande, região da Baixada Santista.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, de hospitais e da Prefeitura, o raio atingiu, por volta das 14h20, oito pessoas que estavam perto do quiosque 15, na orla do Canto do Forte, bairro nobre da cidade.
Ainda segundo a Prefeitura, as vítimas foram preliminarmente identificadas como: Zenildo Tadeu Vieira, coronel PM aposentado, idade provável 69 anos; e sua esposa, Andrea Boaretto, idade provável 41 anos; a sobrinha do casal Katia Boaretto, gestante de 5 meses e seu marido, Luciano D'Alessandro. Os nomes devem ser confirmados após familiares os identificarem.
Entre os feridos, há um homem em estado grave: trata-se de um vendedor ambulante da cidade. Outros três feridos — uma mãe e duas filhas, de 18 e 13 anos, turistas — estão fora de perigo, em avaliação buco-maxilo-facial, pois tiveram ferimentos no rosto.
"É importante destacar que o Município realiza campanhas de prevenção a acidentes com raios", afirmou a Prefeitura em nota. "Nas proximidades do ocorrido, estão instaladas faixas alertando banhistas sobre os perigos da exposição aos raios."
A temperatura, em torno de 36°C, no decorrer desta manhã, fez lotar as praias da Baixada Santista. Por volta das 13h, quando o tempo começou a mudar, muita gente deixou as areias, procurando se proteger dos raios.
Mais raios
O Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê que haverá aumento na incidência de raios nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país na temporada 2014-2015.
Já as regiões Sudeste e Centro-Oeste deverão receber raios em incidência levemente abaixo da média.