Aconteceu na noite desta terça-feira, em Luque, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol, o sorteio da Taça Libertadores da América de 2015. Após uma cerimônia recheada por homenagens e números musicais, foram sorteados os 8 grupos e seis confrontos da primeira fase da competição, conhecida como Pré-Libertadores. Ao todo, são 84 equipes disputando o maior título de futebol da América Latina.
A cerimônia estava marcada para às 22h, de Brasília. O sorteio, que só começou por volta de 23h40, primeiramente definiu que o clube brasileiro que ficar na quarta colocação do Brasileirão vai enfrentar Independiente Santa Fé ou Once Caldas já na primeira fase da Libertadores, em um jogo mata-mata.
O Atlético-MG pegou um grupo que pode ser considerado difícil, com viagens ao Chile, para encarar o Colo Colo, e ao México, para enfrentar o Atlas, além de ter que ir à Colômbia.
O “Grupo da Morte”, no entanto, pode acabar com dois brasileiros. O Grupo 2, que já tem o São Paulo, San Lorenzo (ARG), atual campeão da competição, e o ganhador do jogo 6 da primeira fase da Libertadores, que pode ser Corinthians, Internacional, Santa Fé ou Once Caldas. O Danubio, do Uruguai, completa o grupo.
Inter e Corinthians parecem não ter escapatória e terão adversários complicados na fase de grupos. O terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, hoje o Colorado, ficou no Grupo 4, que tem Emelec (EQU), que vem dificultando a vida dos brasileiros nas competições Sul-Americanas, e um clube chileno. O ganhador do jogo 4, Monarcas (MÉX) ou The Strongest (BOL), completam o grupo.
O Cruzeiro pode ser considerado o brasileiro grande sortudo deste sorteio. A Raposa não terá pela frente, na fase de grupos, nenhum clube com um bom histórico na Libertadores. Mineros (VEN), Universitário (BOL) e Perú 3 ou Huracán (ARG) são os outros componentes do Grupo 3.
A Libertadores do próximo ano contará com diversos algozes de clubes brasileiros. Os argentinos do River Plate deram bastante dor de cabeça ao Corinthians nos anos de 2003 e 2006, quando eliminaram o time paulista; do outro lado de Buenos Aires, o Boca é um terror histórico para equipes brasileiras.
A pré-Libertadores, que a princípio será disputada pelo Corinthians, está marcada para os dias 4 e 11 de fevereiro. A fase de grupos da Libertadores acontece entre os dias 18 de fevereiro e 22 de abril.
Primeira fase:
1 – Perú 3 x Huracán (ARG)
2 – Equador 3 x Argentina 6
3 – Deportivo Táchira (VEN) x Paraguai 3
4 – Monarcas (MÉX) x The Strongest (BOL)
5 – Chile 3 x Nacional (URU)
6 – Brasil 5 (Corinthians / Internacional) x Colômbia 3 (Independiente Santa Fé / Once Caldas)
Grupo 1:
Atlético-MG
Colômbia 2
Colo Colo (CHI)
Atlas (MÉX)
Grupo 2:
San Lorenzo (ARG)
São Paulo
Danubio (URU)
Ganhador 6 (Internacional / Corinthians x Colômbia 3)
Grupo 3:
Cruzeiro
Mineros (VEN)
Universitário (BOL)
Ganhador 1
Grupo 4:
Emelec
Brasil 4 (Internacional / Corinthians)
Chile 2
Ganhador 4
Grupo 5:
Zamora (VEN)
Argentina 4
Montevideo Wanderers (URU)
Ganhador 5
Grupo 6:
River Plate (ARG)
Perú 2
San José de Oruru (BOL)
Tigres (MÉX)
Grupo 7:
Atlético Nacional (COL)
Equador 2
Libertad (PAR)
Ganhador 2
Grupo 8:
Perú 1
Argentina 3
Paraguai 2
Ganhador 3