Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Em meio a seca, cidades no sertão cearense têm chuva de granizo

Chuva de granizo surpreende moradores do interior do Ceará (Foto: Milena Freitas/Arquivo pessoal)Chuva de granizo surpreende moradores do interior do Ceará (Foto: Milena Freitas/Arquivo pessoal)
Em meio a uma das maiores secas registradas no Ceará nos últimos 50 anos, as cidades de Ipueiras e Acopiara, no interior do Estado, registrou na tarde desta terça-feira (30) chuva de granizo. O fenômeno raro na região surpreendeu moradores. Rodrigo Miguel registrou a chuva em fotos. "O que a gente imaginava é que essas chuvas aconteciam em regiões frias, não no Sertão em tempos de seca", diz.
A chuva de granizo, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pode ocorrer mesmo em regiões semiáridas e já foi registrada anteriormente no Ceará. O fenômeno ocorre quando a chuva se desenvolve de forma muito vertical, acompanhada de ventania. Com a formação de nuvens em grandes altitudes, onde a temperatura é muito baixa, as gotículas são congeladas e caem forma de gelo.
A Funceme explica que a houve formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça, o que ocasiounou chuva em algumas cidades do Ceará. As nuvens se formam em virtude de um vórtice ciclônica de altos níveis no Nordeste brasileiro. Segundo a Funceme, deve chover na maior parte das regiões do estado também nesta quarta-feira.
Além de Acopiara e Ipueiras, choveu em mais 10 cidades do Ceará nesta terça-feira, segundo a Funceme. As precipitações mais fortes ocorreram em Pentecoste e em Ipueiras, de 18 milímetros.
Fonte: G1 Ceará