Fotos: Vando Carlos |
Madrugada tensa na cadeia pública do município de Pedra Branca, por volta 02:50hs de hoje dia (29/10), o agente penitenciário Gilson Magalhães percebeu através do sistema interno de filmagem uma movimentação estranha no passatempo da cadeia, logo percebendo que se tratava de uma tentativa de fuga, o agente penitenciário solicitou reforço da policia militar, a fuga foi abortada, inconformados os detentos começaram um verdadeiro quebra-quebra em todas as celas, vendo que a situação estava foram de controle, foi pedido reforço ao comando do policiamento da região através do major Humberto comandante do policiamento regional que solicitou apoio do COTAR, com a chegada do reforço a situação foi controlada a mais a destruição parcial da cadeia já tinha ocorrido.
As celas foram esvaziadas, os detentos foram colocados na área de banho de sol, em meio a bagunça e no cenário de destruição a policia encontrou vários objetos ilícitos, armas artesanais, cachimbos para uso de crak, celulares, carregadores e droga.
Presente ao local o Juiz da Comarca de Pedra Branca Dr. Paulo Santiago informou que não a superlotação, hoje o sistema está com 38 detentos já chegou a mais de 70, além disso nenhum detendo está em situação irregular. “ Na verdade ouve uma tentativa de fuga por um grupo de detentos que vem liderando movimentos dentro da cadeia, como não conseguiram êxito fizeram essa rebelião” afirmou o Juiz. Perguntado sobre quais as providencias a serem tomadas Dr. Paulo informou que os lideres da rebelião já foram identificados e serão transferidos para outros municípios, em relação aos danos matérias a principio será solicitado o apoio do poder publico municipal.
Edilton Ferreira
Colaboração Adriel Ferreira