O Partido Social Cristão (PSC) realizou encontro na manhã desta segunda-feira, 8, nos jardins do Marina Park Hotel, para reforçar o apoio que a agremiação tem prestado à candidatura de Eunício 15 governador. Liderado pelo presidente estadual Wellington Sabóia e pelo candidato à presidência da República Pastor Everaldo, o partido mobilizou cerca de mil lideranças evangélicas para dizer que quer um Ceará que olhe com mais atenção para o social. O peemedebista agradeceu o apoio do Pastor Everaldo, ressaltando que, mesmo mantendo o compromisso de votar na presidente Dilma Rousseff, está aberto a receber o apoio de todos os que querem o Ceará diferente.
Eunício assegurou que será governador para cuidar, em primeiro lugar das pessoas. Segundo ele, 60,5% das mortes violentas registradas no Ceará são de jovens entre 15 e 29 anos, dos quais, 90% são negros. De 2013 para cá, já são 4.462 as pessoas assassinadas no Ceará, sem que o Governo do Estado tomasse qualquer providência efetiva no sentido de reverter o quadro.
Muito dessa violência está associada à venda e ao consumo de drogas, em especial o crack, que já está presente em 90% do território do Ceará. Com a rede “Juntos pela Vida”, Eunício vai unificar os esforços da sociedade civil, com destaque para as igrejas, e do governo no atendimento aos dependentes químicos, ao mesmo tempo em que vai promover um combate planejado ao tráfico de drogas, com planejamento e articulação com os estados vizinhos.
Para o candidato do PMDB, essa realidade é um reflexo da negligência com que o Estado tem oferecido os serviços públicos aos cidadãos, priorizando a construção de obras faraônicas em detrimento do cuidado com as pessoas. Eunício lamentou ainda o fato de que apenas 9% dos cerca de 500 mil jovens matriculados no ensino médio estudam em escola de tempo integral.
Com projetos como o “Escola Mais”, que vai oferecer aos jovens da rede estadual opções de arte, cultura, esporte e lazer em paralelo com o ensino regular, Eunício quer garantir a assiduidade e melhorar o aprendizado dos alunos. Na última avaliação do Ideb, o Ceará registrou queda na média das escolas estaduais passando de 3,4, em 2012, para 3,3 em 2013.
“Não sou preposto de ninguém. Sou candidato para defender aquilo que eu acredito que é prioridade para a população, para cuidar de gestão e de gente. Quero ser governador fazer obras de convivência com a seca, e não um aquário. Quero contratar profissionais de saúde, ampliar a rede de hospitais, UPA’s, policlínicas, e não construir prédios para ficar fechados, como o que está há quatro anos sem funcionamento em Acaraú”, declarou Eunício, arrancando aplausos dos presentes.
Wellington Sabóia, que é vereador em Fortaleza e candidato a deputado estadual, justificou seu apoio pelo comprometimento do peemedebista com o povo e com a defesa da vida. “Eunício é um homem público com ficha limpa, sem mácula, e que tem sensibilidade para enfrentar o problema das drogas. Ele vai deixar o PSC dar sua parcela de contribuição. As igrejas são as instituições com maior percentual de recuperação dos dependentes”, ponderou.
Para o Pastor Everaldo, Eunício tem seriedade e competência para se tornar o melhor governador que o Ceará já teve. Para ele, o compromisso do peemedebista com o ser humano é requisito para o sucesso do homem público.
Gideon Queiroz, um dos organizadores do encontro, declarou que o povo evangélico está esquecido pelo atual governo. Segundo ele, o que mais motiva a comunidade evangélica são as obras sociais, que não têm recebido do governador a merecida dedicação. “Queremos parcerias para os nossos projetos sociais. Eunício vai formar conosco uma aliança, para fazer um governo com braço forte na ação social”, defendeu.
Entre as lideranças que participaram do evento estão a deputada federal Gorete Pereira, os vereadores de Fortaleza Eulógio Neto (PSC), Benigno Júnior (PSC), Pastor Neto Nunes, Reverendo Munguba Jr. (Comunidade do Amor), Pastor Maurinho (Cimadec), Pastor Elidier (Assembleia de Deus Canaã), Pastor Reginaldo Rolim (Atalaia do Deus Vivo), Pastor Edilson (Ministério da Restauração), Sr. Nogueira (Casa da Bíblia), Pastor Adílio (Assembleia de Deus Madureira), Pastor Osires Jr. (Assembleia de Deus Montese), Pastor Osmanir (Igreja Missionária de Jesus), Pastor Jairo (Unipas), Pastor Eduardo (AD. Missão), Pastor Helder (AD. Bom Pastor), Reverendo Josué Pinheiro, Bispo Joel Filho, Pastora Márcia (Comunidade Cristã Logos), Pastor Antônio Alves (Missão Renovada de Quixadá), Pastor Odísio (Quixadá), Pastor Vereador Gerson, Pastora Lídia (Casa de Oração), Pastor Luis Carlos e Pastora Eline (Igreja Fonte Transbordante), Pastor Glauco e Missionária Silvana (Igreja Missionária Pentecostal), Pastora Ivina Medeiros (Comunidade Cristã Emanuel), Pastor Pacífico, Bispo Wladmir (Sara Nossa Terra), Pastor Messias Alves (Arapongas), Missionário Léo de Latorre (Adoração nas Alturas), Pastor Hilquias, (AD. Cidade), Apóstolo Kenned Passos (CMMI).