NOTA DE ESCLARECIMENTO
Ontem, na sessão legislativa da Câmara Municipal de Acopiara, os vereadores apreciaram o Projeto de lei do executivo que concede reajuste aos professores. Após uma longa batalha por um reajuste melhor e mais digno para a categoria o projeto entrou em votação. É importante saber que o projeto entrou em pauta sem os pareceres das comissões de Educação (presidida pela Simone) e de Constituição e Justiça (presidida pelo Mundoca).
PRIMEIRO: considero justo a iniciativa do Sindicato dos Servidores Públicos que reivindicava um reajuste de 12,5% para a categoria dos Professores. Vejamos as razões para tal reajuste: o Ano de 2013 teve um resíduo no FUNDEB de mais de 4%, ou seja, essa sobra deve ser computada para este ano; depois a prefeitura tem uma quantidade de 372 professores contratados temporariamente, enquanto que os concursados chega a 439 professores.
Essa quantidade de contratos é bem superior ao necessário, o que demostra claramente que o Prefeito está fazendo política eleitoreira com os recursos do FUNDEB, contratando a revelia da lei professores para o município. Essa é a prova cabal que impossibilita qualquer condição de se melhorar os salários dos professores. Vale considerar ainda que, o número de alunos vem diminuindo consideravelmente e que foi FECHADA trinta escolas no município de Acopiara no ano de 2013 e 2014.
SEGUNDO: da votação. mesmo o Sindicato, que representa a categoria, aceitando esse reajuste aquém do possível, mesmo os vereadores concordando pela aprovação, o Projeto não foi votado. Sabem o porquê? existe o artigo segundo na referida lei do reajuste QUE DÁ AUTONOMIA AO PREFEITO REAJUSTAR OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES VIA DECRETO. Isso além de ser inconstitucional é imoral! DETALHE: a vereadora Simone entrou com uma emenda supressiva ao artigo da lei, que automaticamente poderia seria ser VETADO pelo Prefeito e uma vez sendo passaria a vigorar da forma inicial, pois NÓS da oposição não temos corum para derrubar o veto do prefeito. A QUESTÃO: assim sendo, o Líder da oposição, vereador Will, solicitou da Líder do Prefeito que o Projeto fosse colocado em votação sem o artigo segundo, tanto a Simone, quanto os demais vereadores da situação concordaram, MENOS O VEREADOR LINDOMAR que imbirrou e não aceitou que fosse retirado o artigo segundo. AGORA ME PERGUNTE: POR QUE O PROJETO NÃO FOI VOTADO?
TERCEIRO: quando alguns vereadores intermediaram as negociações salariais dos professores, tinham um único objetivo: melhorar os salários daqueles que cuidam do futuro da nação. Nessas horas as questões políticas devem ficar distante dessa seara, não cabe nesse sentido discussões político/partidário. Afinal, temos o dever cívico de lutar até o último instante pela categoria dos professores.
O GRANDE PROBLEMA: A hipocrisia de UM ELEMENTO, que ainda não soube desempenhar uma política séria e honesta, DOMINA a formação de uma opinião que é desvirtuada, levando ao CAOS qualquer discussão política.
Acredito que tais palavras apresentadas acima revelem a verdade dos fatos, pois antes de tudo ainda aposto na VERDADE!
VICENTE PEREIRA DE ARAÚJO JÚNIOR (VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ACOPIARA)