Um tubarão da espécie cabeça-chata, de 1,5 metro de comprimento, atacou e mordeu o dedo polegar do comerciante e pescador Jocimar Cardoso, o Joe, de 41 anos, no início da noite desta terça-feira. O ataque aconteceu a cerca de um quilômetro da costa de Barra de São João, no município de Casimiro de Abreu, entre Búzios e Rio das Ostras, na Região dos Lagos.
O comerciante contou que estava praticando a pesca submarina com um amigo. Segundo ele, como já havia arpoado seis cavalas, havia muito sangue em sua volta:
— Quando matei a sétima cavala, o tubarão se aproximou. Tentei me defender, mas ele mordeu meu dedo. Foi um susto muito grande. A minha sorte é que ele era um tubarão pequeno — contou Joe, que foi levado para o Hospital municipal Rodolpho Perissé, em Búzios, onde foi medicado e liberado.
Josimar é dono de um restaurante de frutos do mar na Praia de João Fernandes, em Búzios, e ele próprio captura os peixes que serve aos clientes. A espécie de tubarão cabeça-chata, mais conhecido como cação, é a mesma que já atacou banhistas na costa de Pernambuco, no Nordeste.
O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz, disse que não há risco para os banhistas nas praias da Região dos Lagos:
— Foi uma situação peculiar. O Joe tinha arpoado vários peixes e a grande quantidade de sangue atraiu o tubarão, que estava no ambiente dele, longe da costa. Na verdade, o pescador provocou o acidente. Não há risco para o banho nas praias — afirmou Muniz.