Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Chuva no ES causa oito mortes e deixa mais de 46 mil fora de casa

Três mortes por soterramento foram confirmadas no bairro Barro Preto, em Itaguaçu, Região Noroeste, na madrugada desta terça-feira (24), segundo a Defesa Civil Estadual. Entre as vítimas está uma criança, conforme informou o prefeito Darly Dettman. Inicialmente, a Defesa Civil divulgou que, além das três mortes desta madrugada, outras seis pessoas haviam morrido em dias anteriores. No entanto, o órgão voltou atrás e informou, nesta terça, que uma das mortes que teria sido registrada em Itaguaçu não ocorreu. No total, a cidade totaliza quatro mortes, não cinco como estava sendo divulgado.

No estado, mais de 46 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa da chuva, que deixou seis mortos e 49 feridos. Dos 78 municípios, em torno de 50 foram afetados, segundo o governador Renato Casagrande, que criou, nesta segunda-feira (23), um gabinete de crise para reforçar os trabalhos de ajuda às vítimas da chuva.
A presidente Dilma Rousseff chega ao Espírito Santo, na manhã desta terça, para fazer um sobrevoo em áreas de risco.  A agenda também prevê reunião com Casagrande e outras autoridades locais. Esta é a primeira vez que Dilma vem ao Espírito Santo depois de eleita. No domingo (22), o governo federal já havia enviado 72 homens da Força Nacional de Segurança para prestar socorro às famílias em áreas mais isoladas.
Além das fatalidades em Itaguaçu, as outras mortes aconteceram no município de Colatina, outra em Nova Venécia, a terceira, em Baixo Guandu e um homem em Parajú, localidade em Domingos Martins.
Segundo o prefeito de Itaguaçu Darly Dettman, um deslizamento de terra atingiu duas casas no bairro Barro Preto. Cinco pessoas já foram resgatadas e estão internadas em hospitais da região. Outras quatro ainda estão desaparecidas. Equipes de resgate trabalham no local nesta manhã.