Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

'Gosto de ser livre', diz idosa que mora há 10 anos sobre árvore, em RR



Uma rede, livros, sacolas com roupas e uma garrafa pet com água na temperatura ambiente. Assim é a 'casa' na árvore em que a idosa Rosilene Moraes Costa, de 63 anos, mora há dez anos. O abrigo, construído com pedaços de madeira amarrados uns aos outros e coberto com uma lona, fica às margens do igarapé Caxangá, no bairro Caetano Filho, Centro de Boa Vista.
Ao ser questionada sobre o motivo pelo qual foi morar sobre uma árvore ela, que não tem filhos e nunca foi casada, explica que gosta de ficar sozinha e da liberdade. De acordo com Rosilene, antes de construir a 'casa' na árvore, ela morava no município de Pacaraima, região Norte do estado.
A decisão de viver em Boa Vista surgiu da vontade de estudar. "Aqui consegui terminar o ensino médio. Não sou analfabeta", ressaltou ela, orgulhosa ao demonstrar que a escolha de morar na árvore não está relacionada à falta de conhecimento.
Ela disse que conhece os direitos que têm como idosa, incluindo ter uma moradia e condições básicas de saúde. No entanto, nos dez anos em que vive na árvore nunca teve acesso a eles.
"Já fui atrás, não adianta. O estatuto diz que o estado deve proteger os idosos. Mas, até agora, não tive nenhuma proteção. Nem aposentada sou. Me acomodei com essa situação. Mas, morar aqui não significa que não tenho nada. Tenho uma vida", considerou.