17 médicos estrangeiros que irão participar da segunda etapa do programa Mais Médicos, chegaram na tarde deste sábado (26), em Fortaleza. Os médicos desembarcaram do avião e entraram em um ônibus sem falar com a imprensa.
Eles já estavam no Brasil há 3 semanas fazendo um curso. Na Capital ficarão uma semana conhecendo o sistema de saúde, passarão pelo processo de acolhimento e adaptação. Após uma semana na cidade, eles seguem para os municípios do Interior.
O grupo se junta aos outros 1.499 médicos que já estão atuando nas regiões carentes do Brasil, sendo 819 brasileiros e 680 estrangeiros, elevando a cobertura do programa de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros.
A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Depois vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).
Neste fim de semana, todas as capitais brasileiras recebem os 2.167 médicos estrangeiros que participam da segunda etapa do programa Mais Médicos. Esses médicos atuarão, a partir do dia 4 de novembro, em Unidades Básicas de Saúde de 783 municípios.
OBSERVAÇÃO: Para Acopiara virão mais três médicos cubanos, são eles: Alexis Lopez Pina, Alexis Cruz Muñoz e Alexis Rodriguez Rodriguez, fazendo um total de seis médicos de Cuba atuando em Acopiara graças a esse Programa Federal "Mais Médicos". Obrigado Presidenta Dilma Rousseff!