A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou para 26 o número de cidades atingidas pelas chuvas que caem no estado. O foi divulgado pelo órgão estadual no início da noite deste sábado (21). Levando em conta os números dos órgãos municipais do estado, cerca de 510 famílias tiveram que deixar suas casas, totalizando mais de duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em 24 cidades foram registrados estragos e dois municípios foram citados no relatório, mas tiveram apenas registro de chuva forte.
As fortes chuvas provocaram alagamentos e deslizamentos nos municípios de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e Bom Retiro, na Serra catarinense. A queda de granizo afetou mais de mil casas em 10 cidades no Oeste e Norte do estado. O rio Itajaí-Açú, que corta a cidade de Blumenau, no Vale, chegou atingir o nível de 6,18 m às 8h09 deste sábado (21). Já às 21h deste sábado (21), o rio alcançava 5,97 m.
Em comunicado divulgado nesta tarde, o governador Raimundo Colombo disse que os pontos críticos estão sendo monitorados. "Toda a nossa Defesa Civil está em alerta máximo. Há chuva de granizo em diversas regiões do estado e chuvas intensas em outras regiões causando alagamentos. Nós esvaziamos as barragens e elas vão cumprir um papel estratégico na proteção", declarou.
A previsão é de que volte a chover forte na noite deste sábado (21) em Santa Catarina. De acordo com informações da Epagri/Ciram, os volumes de chuva irão diminuir um pouco, mas ainda são preocupantes em todas as regiões do estado na madrugada de domingo (22).