Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Grupo protesta contra importação de médicos no interior do Ceará

Cerca de 50 médicos e estudantes de medicina de Juazeiro do Norte realizaram um protesto na manhã quarta-feira (3) contra a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. O protesto ocorreu de forma pacífica no Bairro Granjeiro.

Para sanar o déficit atual de médicos no país, que, segundo o Ministério da Saúde, é de 54 mil profissionais, o governo apresentou proposta de "importar" médicos de outros países para atenderem a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões pobres, onde a assistência à saúde é considerada deficiente.
No dia 21 de junho, em pronunciamento em rede nacional, a presidente Dilma Rousseff propôs incentivar a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no SUS.
Médicos de Fortaleza também realizaram protesto na manhã desta quarta. O grupo esteve na Assembleia Legislativa do estado para se manifestar contra o projeto do Governo Federal de trazer médicos estrangeiros sem a realização da revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).