Quem disse que os homens também não têm um dia só para eles? Embora não seja famoso nem tenha entrado para a lista de datas comerciais privilegiadas para o comércio, o Dia do Homem é comemorado neste dia 15 de julho.
Diferentemente do dia 8 de março, quando se homenageiam as mulheres, o 15 de julho é especial para os homens apenas no Brasil. No restante do mundo, o dia dos rapazes é celebrado em 19 de novembro.
A data surgiu com o intuito de reforçar os cuidados masculinos com o corpo e com a saúde no Brasil, já que eles vivem em média 7 anos e meio a menos que as mulheres, costumam procurar menos o médico, e tendem a consumir mais bebida alcoólica e outros tipos de drogas.
Dados da Divisão da Saúde do Homem dão conta de que dois homens, em média, estão entre a cada três mortes de adultos na faixa de 20 a 59 anos. A incidência de mortes masculinas aumenta na faixa etária de 18 a 30 anos. Nesse caso, de cada cinco mortes, quatro são de homens.
Entre as principais recomendações para a reversão desse quadro é que o homem se consulte com um clínico geral pelo menos uma vez por ano, faça exames de sangue regularmente, não fume, tenha uma alimentação saudável, procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos cinco dias por semana, tenha uma vida menos estressante e faça o exame de toque após os 45 anos para se prevenir contra o câncer de próstata.